A BONDADE DE DEUS E O SOFRIMENTO


 

A BONDADE DE DEUS E O SOFRIMENTO

Lição 2 - 08/07/2023


Objetivo: Expor a coerência do ensino bíblico a respeito da bondade do Senhor em face do “problema mal” para que descansemos nos motivos de Deus e desfrutemos suas dádivas.


Texto Base: Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!

Salmos 34:8

Introdução


Você já ouviu falar no “problema mal”? É um problema filosófico encontrado já na Antiguidade (Epicuro, 341-270 a.C) que foi retomado a partir do Iluminismo (com David Hume, 1711-1776), ele propõe “pôr em xeque” a existência de Deus.


Se Deus existisse, ele seria poderoso o suficiente para impedir o mal, e bom o suficiente para querer impedi-lo. Uma vez que existe o mal, nenhum ser tão poderoso e bom existe. Mas será que esse raciocínio é correto?


O que diz as escrituras?


É lógico pensar que existe um Deus todo-poderoso, extremamente sábio e perfeitamente bom, mesmo com a existência do mal.


1 - A FALÁCIA


Os céticos dizem: Não pode haver um Deus bom com tanto mal e sofrimento sem “razão” ou “motivo” no mundo.


O fato de saber o motivo do sofrimento não indica que o real motivo não exista, apenas não sabemos. 


Porque então Deus permite o sofrimento? 

    Deus criou seres livres, capazes de obedecê-lo ou não, amá-lo ou rejeitá-lo.  Vamos pensar um pouco: se Deus nos eliminasse todo o mal ou todos o que fazem o mal, as pessoas não seriam livres. Deus seria um ditador. 


    José passou por muitas dificuldades, mas no fim ele entendeu o motivo do sofrimento, mesmo não entendendo, resistiu firme e não deixou de confiar em Deus, ele sabia que Deus estava fazendo o melhor.


19. José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?

20. Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

Gênesis 50:19,20.


2 - O INESCRUTÁVEL


Jó nos mostra que não há como questionar a Deus, somos muito limitados, Jó não entendia o seu sofrimento. 


Seus amigos dizem que ele é culpado, porém, eles não sabiam o real motivo.


7. No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima.

8. "Mas, se fosse comigo, eu apelaria para Deus; apresentaria a ele a minha causa.

Jó 5:7,8. Leia também 15.20-24 e  22:4-11.


Jó questiona a justiça e bondade de Deus.

saibam que foi Deus que me tratou mal e me envolveu em sua rede.

Jó 19:6


"Pelo Deus vivo, que me negou justiça, pelo Todo-poderoso, que deu amargura à minha alma,

Jó 27:2


Deus questiona Jó, ninguém poderia responder as perguntas de Deus.


4. "Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.

5. Quem marcou os limites das suas dimensões? Vai ver que você sabe! E quem estendeu sobre ela a linha de medir?

6. E as suas bases, sobre o que foram postas? E quem colocou sua pedra de esquina,

7. enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?

Jó 38:4-7


Essas e muitas outras perguntas levaram Jó a entender o quanto ele era limitado e distante do entendimento de Deus.


"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

Isaías 55:9


Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

Romanos 11:33


3 - PROVA CONTRÁRIA


Se Deus não existisse e somos apenas fruto de uma evolução “cega” dirigida pelo “acaso”, como requer o Naturalismo, porque acharíamos problemático e injusto o sofrimento?


Se Deus não existe, não há critérios para afirmar que é injusto ou problemático os sofrimentos causados pelos seres humanos a outros.


Somente através de um Deus justo e bom é possível estabelecer o que é bom e o que é mal e o que é condenável.


"Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.

Gênesis 9:6


Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo.

Isaías 5:20


4 - O BOM DEUS


As escrituras mostram o caráter bondoso de Deus.


8. Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

9. Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.

Salmos 25:8,9


8. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações.

9. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.

Salmos 34:6,7


Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Salmos 100:5


Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".

Mateus 19:17


Deus não tem qualquer proximidade com o mal.

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Tiago 1:13


Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:68


Se há alguma bondade no mundo é porque a criação é boa em razão de ter sido feita por um Deus bom 


E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Gênesis 1:31


Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,

1 Timóteo 4:4


Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

Gênesis 1:26


Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

Tiago 3:9


A existência do mal no mundo só prova a bondade de Deus, pois Ele deu liberdade para todo ser humano.


Deus revela a sua bondade para com os pecadores.


Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!

E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!

Mateus 5:46,47


Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações".

Atos 14:17


Para eliminar o mal seria necessário eliminar todos os seres humanos que são pecadores e maus e infringem sofrimentos uns aos outros. Mas Deus quer redimi-los.  


"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16


O qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Timóteo 2:6


O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

2 Pedro 3:9


Deus atua em nossos males para extrair o bem dos nossos sofrimentos.


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:28


Deus continua sendo bom!



O QUE DEVO FAZER?



DESCANSE NAS RAZÕES DE DEUS, POIS ELE É BOM!


Mesmo não entendendo totalmente os “porquês” podemos descansar nele, pois ele é bom.



DESFRUTE DAS DÁDIVAS DE DEUS, POIS ELE É BOM!

Abra bem os olhos para enxergar o bem de Deus e tudo de bom que ele tem feito, sempre há boas coisas boas que Deus tem proporcionado.


Claudio H. C. Duarte


Obs: A maior parte do conteúdo foi extraído da Lição 2 da Série de Lições Bíblicas "Quando a vida fica difícil". Editora Promessa. Este conteúdo contem comentários que não constam na lição original. Para conhecer o conteúdo oficial adquira uma lição Bíblica.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sabado

Porque existe o sofrimento?