Porque existe o sofrimento?



 PORQUE EXISTE O SOFRIMENTO?

Lição 1 - 01/07/2023



Objetivo: Entender porque existe o mal e o sofrimento segundo as escrituras bíblicas, sua origem e realidade.


Texto Base: Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

Gênesis 2:17


O que diz as escrituras?


Há dois tipos de sofrimento: O moral e o natural


Sofrimento MORAL


Causado pela liberdade humana: assassinatos, traição, estupro, violência, racismo, corrupção, injustiça, opressão social etc. 


Sofrimento NATURAL


Causado por:  Terremotos resultantes dos movimentos naturais das placas tectônicas, erupções vulcânicas, furacões, o adoecimento biológico dos nossos corpos e assim por diante.


Quando o sofrimento passou a existir?


1 - O PARAÍSO


E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Gênesis 1:31

Deus tinha um compromisso amoroso e muito forte com o que ele criou.


Adão e Eva e toda natureza estavam em harmonia com Deus.

Sem culpa, medo, vergonha e conflitos. Não existia sofrimento, nem dor, nem angústia e nem qualquer devastação do meio ambiente.


2 - A QUEDA


Uma ordem e uma consequência

E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

Gênesis 2:16,17


Uma pergunta distorcida com uma mentira  

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? "

Gênesis 3:1


A antiga serpente segue sempre enganando ao ser humano

O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Apocalipse 12:9


Deus criou todas as coisas e tudo era muito bom

pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

Colossenses 1:16,17


Um dia Satanás se rebelou contra Deus

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

João 8:44


Deus o expulsou do céu

Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

2 Pedro 2:4


E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

Judas 1:6


Quem vive na prática do pecado é filho dele, mas Deus veio para destruir as obras dele.

Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

1 João 3:8


O ser humano decidiu ser como o seu criador. A mulher conhecia a ordem de Deus, porém, a proposta era mais agradável

2. Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,

3. mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".

4. Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!

5. Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".

6. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Gênesis 3:2-6


3 - O RESULTADO


A rebelião de Adão e Eva trouxe consequências para toda a humanidade.

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

Romanos 5:12


O que era antes comunhão, felicidade e segurança é substituído pelo sentimento de medo, então o ser humano tenta se esconder de Deus.

E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".

Gênesis 3:10


O ser humano cai em uma solidão espiritual

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.

Isaías 59:2


Logo começa os problemas de relacionamento e todos os sentimentos ruins começam aparecer, ninguém assume as suas responsabilidades

E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "

Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".

Gênesis 3:11-13


A consequência da rebelião, todo tipo de sofrimento tem o seu início, toda a humanidade e a natureza passam a sofrer as consequências da rebeldia do ser humano.


E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.

Gênesis 3:17,18


19. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.

20. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança

21. de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

22. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.

23. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Romanos 8:19-23


Os seres humanos representavam a criação. Então, “quando o homem caiu por causa do pecado, a criação caiu com ele.”


Segunda Wright 

é uma consequência necessária, já que rejeitar o Deus vivo, o que constitui idolatria, é o equivalente espiritual do que acontece quando um mergulhador corta o seu próprio tubo de oxigênio.


‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Atos 17:28-30


4 - A ORIGEM

Deus criou algo bom (seres livres) e estes criaram o mal ao distorcerem o propósito da liberdade para o pecado.


Deus criou seres livres, ele não forçou ninguém a ser bom e correto, se fosse assim não seríamos verdadeiramente livres.


Deus criou a humanidade com capacidade para dizer sim ou não para ele, para amá-lo ou rejeitá-lo.


Deus deu liberdade ao homem para escolher

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.

Deuteronômio 30:19


Deus não quer que o homem se desvie 

Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 33:11


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 11:28


Deus tem um futuro para aqueles que o amam

Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Apocalipse 22:3


O QUE DEVO FAZER?




CONSIDERE  A ORIGEM DO MAL


Não devemos culpar a Deus, mas confiar em sua bondade. 


Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!

Salmos 34:8


CONSIDERE  A REALIDADE DO MAL

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 6:33


Claudio H. C. Duarte


Obs: A maior parte do conteúdo foi extraído da Lição 1 da Série de Lições Bíblicas "Quando a vida fica difícil". Editora Promessa. Este conteúdo contem comentários que não constam na lição original. Para conhecer o conteúdo oficial adquira uma lição Bíblica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabado

A BONDADE DE DEUS E O SOFRIMENTO